domingo, 6 de janeiro de 2008

Perturbação de Pânico - Crises de Ansiedade

A perturbação de pânico define-se pela existência durante um certo período de tempo de um intenso medo ou desconforto, que é acompanhado por uma sensação de perigo ou catástrofe iminente e por um impulso para a fuga. O início das crises é súbito e atinge em poucos minutos um pico de maior intensidade dos sintomas. Nesta perturbação ocorrem, assim, crises de pânico inesperadas em que a pessoa desenvolve um grande medo de que essas crises se voltem a repetir, assim como uma preocupação excessiva quanto às possíveis consequências destas e receio de que possam trazer algum tipo de alteração comportamental.

Há uma sensação de impotência, em que a pessoa acredita que não consegue controlar o seu próprio corpo nem os seus pensamentos e que a qualquer momento e em qualquer sitio pode estar sujeita a uma crise que leve a comportar-se de forma embaraçosa como tremer, gritar ou fugir em situações públicas. Os sintomas mais frequentes são:

- Taquicardia;
- Tonturas;
- Tremor;
- Náuseas;
- Arrepios ou calores;
- Falta de ar ou sufoco;
- Sudação;
- Dor torácica;
- Medo de enlouquecer;
- Medo de morrer;
- Despersonalização (irrealidade) ou desrealização (desligado de si próprio);
- Parestesias (formigueiros).

O diagnóstico da perturbação de pânico pode apresentar uma grande diversidade de casos clínicos. Contudo, as características mais comuns são a recorrência das crises de pânico, a ansiedade por antecipação, a depressão secundária, o evitamento agorafóbico e a atitude hipocondríaca que a pessoa começa a desenvolver.

No caso da ansiedade antecipatória, esta traduz-se pelo "medo dos sintomas de medo" e torna-se uma constante em quem sofre da perturbação de pânico, porque após a primeira crise a maioria das pessoas desenvolve uma preocupação persistente de voltar a experimentar os sintomas da crise.

A agorafobia também acompanha frequentemente a perturbação de pânico, na medida em que a pessoa fica ansiosa relativamente a determinados lugares ou situações em que a fuga possa ser difícil, ou onde não possa ter ajuda diponível, no caso de ter uma crise inesperada. Isso faz com que se comecem a evitar certas situações, pois estas são encaradas com um intenso receio e mal-estar.

Existe uma relação estreita entre as perturbações de pânico e a depressão porque as pessoas apresentam com frequência sentimentos de tristeza e culpa devido às dificuldades e limitações que esta perturbação acarreta no quotidiano. Cria-se a expectativa de que as crises vão estar presentes ao longo de toda a vida e esta co-morbilidade pode agravar a perturbação de pânico preexistente.

Em relação às preocupações hipocondríacas têm origem nos sintomas somáticos que acompanham as crises, que passam pela consciência desconfortável ou anormal dos batimentos cardíacos (taquicardia, extra-sístoles, batimentos cardíacos mais fortes, sensação de batimentos irregulares e sensação de pulso forte no pescoço); pela sensação de sufoco ou nó na garganta; ou pela sensação de tontura, desquilíbrio, instabilidade ou desmaio. Há uma tendência para interpretar de forma catastrófica as sensações corporais e um acentuado receio e convicção de sofrerem de um problema médico grave.

As crises de pânico iniciais podem ocorrer em transportes públicos, múltidões, cinemas, elevadores ou túneis. No entanto, podem ter lugar em qualquer contexto, inculsivamente em casa. Os factores precipitantes normalmente ocorrem num período da vida da pessoa em que esta está sujeita a um grande nível de stresse (doença grave, separação, problemas financeiros ou profissionais, sobrecarga de responsabilidades). Estas situações fazem com que a perturbação se instale mais facilmente, mas não estão na base da origem desta por si só.

Com um tratamento psicológico apropriado e compreensão do que está na base e origem dos sintomas, a maioria das pessoas melhora significativamente a sua qualidade de vida. Por vezes, há também a necessidade de recorrer a tratamentos psicofarmacológicos combinados com a terapia psicológica, em casos em que os sintomas já são despoletados muito automaticamente e indiscriminadamente. O cérebro aprende a despoletar esse gatilho e nem sempre os recursos internos se revelam suficientes. Ainda assim, mesmo que a medicação seja uma alternativa, por norma basta um tratamento transitório.

3 comentários:

  1. Muito bom artigo! Muitas pessoas sofrem de problemas de ansiedade e de panico e tem receio de os tratar, ignorando o problema ao longo dos anos. Sites como este ajudam as pessoas a tomar o proximo passo e ir a um profissional de saude.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o artigo...contudo acho que deveria existir mais informação acerca de métodos e técnicas para ultrapassar esta perturbação...eu sofro desta perturbação há 4 anos, sou acompanhado por psicólogo desde aí e comecei a tomar antidepressivos há cerca de 2 meses...continuo com pensamentos acerca de qual o sentido da minha vida e o porquê de ser o que sou que, no meu caso, é o que desponta o Pânico, e penso muitas vezes se este tratamento que estou a fazer para tentar sossegar não der certo...o que vai ser de mim?será que vou ser assim toda a minha vida?eu queria ser feliz e tranquilo simplesmente...uma pessoa normal...não dar relevância a determinados pormenores que são certos na nossa existência tais como a morte, o simples caminhar, o facto de o meu corpo ser assim, constituído por mãos, pernas...livrar-me deste "estranhar o mundo" seria uma mais valia para conseguir ter uma vida dita "normal"...

    ResponderEliminar
  3. sofro de fobias e já tive várias situações de pânico. foi-me diagnosticada agorafobia mas posteriormente sofri de outras fobias. é difícil tem que se ser mto bem acompanhado e no meu caso aceitar como uma doença crónica, enquanto tal n aconteceu a vergonha tinha como consequência em mim crises cada vez piores. o meu caso tem 20 anos, faço uma vida autónoma mas ainda existem receios de voltar a sentir pânico. estou medicada, fiz psicoterapia e yoga. a vergonha está ultrapassada mas é mto difícil encarar esta doença e a falta de informação de quem nos rodeia, a partir daí a depressão pode apoderar-se de nós. não tenham vergonha e tratem-se com mta coragem q vale a pena.

    ResponderEliminar