domingo, 16 de setembro de 2007

Depressão

A depressão é um problema de saúde pública que afecta milhões de pessoas em todo o mundo. Estima-se que uma em quatro pessoas já sofreu, sofra ou venha a sofrer de depressão, e as incapacidades físicas e psicológicas desta podem trazer graves repercussões e elevados custos pessoais.

Costuma-se dizer que a depressão é uma "doença que não se vê" e por esse motivo é muitas vezes ignorada pelo próprio e pelos outros. Não tem a visibilidade de uma doença física, pelo que, frequentemente, casos de fácil tratamento tornam-se cada vez mais graves pelo arrastamento dos sintomas.
A depressão ainda é erradamente encarada como um sinal de fraqueza ou de falta de força de vontade, o que em nada contribui para a sua superação. Algumas características podem ser indicadoras de que sofrerá de depressão, pelo que os sintomas mais comuns são:

- Perda de energia, fadiga constante, cansaço;
- Insónias/alterações do ritmo do sono;
- Alterações do apetite;
- Dificuldades de concentração;
- Sentimentos de falta de confiança, inutilidade e baixa auto-estima;
- Pessimismo, negativismo e perda da alegria de viver;
- Alterações e variações no estado de humor (ex. irritabilidade, tristeza, choro fácil, ansiedade);
- Perda de interesse em actividades nas quais sentia prazer;
- Alterações na actividade sexual;
- Perda de esperança no futuro;
- Sentir-se quase sempre infeliz;

A depressão pode atingir qualquer pessoa em qualquer idade, e quando alguns destes sintomas persistem é importante procurar ajuda psicológica para que esta seja precocemente tratada. Não existe uma única causa para o seu aparecimento, e tanto pode ser reactivada por um acontecimento de vida negativo (desemprego, divórcio, problemas familiares, morte de um ente querido, condições de vida dificeis, doença, entre outros) como pode não haver uma causa aparente que seja responsável pelo aparecimento do quadro depressivo. Por vezes a pessoa sente que não tem motivos para se sentir deprimida, mas nestes casos o tratamento é igualmente importante.

Normalmente a depressão é tratada através de medicamentos e/ou de acompanhamento psicoterapêutico regular. Em certos casos o uso de medicação é extremamente importante e tem a vantagem de não alterar a personalidade da pessoa nem de criar habituação, enquanto que a psicoterapia permite à pessoa que sofre de depressão ter uma menor possibilidade de recaídas.

Sem comentários:

Enviar um comentário