quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Ansiedade e Stresse

Todos nós já sentimos ansiedade e/ou stresse em vários momentos da nossa vida - no exame da carta de condução, numa entrevista de emprego, num encontro amoroso etc. São sintomas naturais no ser humano, que quando estão presentes de uma forma moderada, ajudam o organismo a estar mais atento aos desafios do meio e a realizar uma série de tarefas do quotidiano.

O stresse está cada vez mais presente na nossa sociedade, e consiste numa reacção do organismo que resulta da percepção que a pessoa tem de que não será capaz de dar respostas a todos os acontecimentos de vida que experencia. Se as situações "stressantes" se tornarem excessivas e frequentes, o corpo reage e o sistema imunitário torna-se gradualmente mais vulnerável e propenso a doenças. Vários estudos demonstram que as pessoas que passam por grandes quantidades de stresse, têm maior probabilidade de contraír doenças, nomeadamente as cardiovasculares.

Em relação à ansiedade, esta é muitas vezes comparada com o stresse, na medida em que vários dos sintomas são semelhantes. Fisicamente podem surgir suores, arritmias cardíacas, tonturas, dores musculares ou diarreia. A nível mental sobressaem as contantes preocupações, o cansaço, as dificuldades de concentração, a irritabilidade e as insónias.

Algumas pessoas apresentam uma ansiedade que as acompanha desde a infância, e que pode resultar de padrões internos de funcionamento muito precoces. Nestes casos, as causas da ansiedade envolvem diversos factores, podendo não ser muito claros e envolver questões mais ao nível da personalidade. Noutros casos, se alguma situação de vida provocar sintomas ansiosos, estes tendem a desaparecer quando essa mesma situação estiver resolvida.

A ansiedade extrema e prolongada provoca um enorme sofrimento, assim como a sensação de que não se é capaz de suportar tamanha inquietação e agitação interna. A pessoa sente que nunca consegue ter descanso, muitas vezes não percebe de onde vem a ansiedade e teme que esta possa não terminar. Com o passar do tempo há uma tendência para o agravamento, pois a ansiedade gera por sua vez ainda mais ansiedade. Quando esta persiste durante longos períodos de tempo, é essencial que a pessoa procure ajuda especializada, de forma a diminuir o sofrimento e a encontrar descanso no interior de si mesma.

Sem comentários:

Enviar um comentário