terça-feira, 14 de agosto de 2007

Como procurar um Psicólogo?

Alguns psicólogos da área de clínica exercem a sua actividade nos serviços de saúde públicos como centros de saúde e hospitais. No entanto, muitas vezes estes psicólogos não conseguem abarcar a quantidade de pessoas que necessitam de acompanhamento psicológico, e o sistema público não permite a colocação de mais profissionais para colmatar essas dificuldades. Assim, muitos psicólogos optam por dar consultas em clínicas privadas ou em consultórios, sendo essa uma das formas de encontrar um destes profissionais.

Quando decidir procurar um psicólogo para si ou para um familiar, tem o direito de se certificar das competências e idoneidade do mesmo, ou seja, pode verificar se o mesmo está abrangido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses com respectiva cédula profissional. Infelizmente, alguns profissionais de outras áreas fazem uma pós-graduação de alguns meses em Psicologia e começam a exercer prática clínica privada, apesar de saberem que legalmente não o podem fazer. Naturalmente que isto pode ter consequências no seu bem estar emocional.

Um Psicopedagogo, um assistente social, um enfermeiro ou qualquer outro profissional que tenha tirado alguma especialização em Psicologia, mas que não possua a formação de base, ou seja a licenciatura de 5 anos em Psicologia ou mestrado, não pode exercer enquanto psicólogo.

Também pode procurar um Psicoterapeuta e neste caso, o profissional em questão terá, além da licenciatura, uma formação de 5 anos numa sociedade portuguesa credenciada (sociedade de psicoterapias breves, sociedade de terapia cognitivo-comportamental, etc) que lhe permita exercer Psicoterapia. Neste caso não é obrigatório que a licenciatura seja de Psicologia, pode ser de outra área, mas é obrigatório que tenha completado os 5 anos do curso de Psicoterapia.

Sem comentários:

Enviar um comentário