quinta-feira, 22 de março de 2012

Psiquiatra ou Psicólogo?

Por vezes ainda se confunde o Psiquiatra do Psicólogo Clínico, pelo facto de ambos intervirem ao nível da saúde mental. Contudo, têm funções bastante distintas, que muitas vezes se complementam.

O Psiquiatra é um médico, ou seja, tem uma formação centrada no funcionamento fisiológico e biológico do ser humano, tendo por objectivo tratar doenças ao nível mental através de psicofármacos.
Os Psicofármacos são indispensáveis para tratar determinadas problemáticas, mas nem sempre é necessário recorrer a este tipo de medicamentos. Por vezes, o ritmo da nossa sociedade leva-nos a procurar a solução mais fácil e rápida, mas que não é necessariamente a mais aconselhável.

O Psicólogo insere-se numa visão mais abrangente e integradora do ser humano, na medida em que dá relevância aos aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Cada pessoa tem uma experiência de vida diferente e é na ligação destes aspectos que surge a sua individualidade. O Psicólogo Clínico não prescreve medicação, mas tem competências para aconselhá-lo acerca da eventual necessidade de procurar um psiquiatra ou médico de família.

Os anti-depressivos e os ansiolíticos constituem os psicofármacos mais consumidos pela população, e muitas vezes um acompanhamento psicoterapêutico seria o suficiente. Noutras situações é benéfico para a pessoa que esta concilie a terapêutica farmacológica com o acompanhamento psicoterapêutico.

Sem comentários:

Enviar um comentário