quinta-feira, 16 de agosto de 2007

A Relação Terapêutica

O ser humano cresce e evolui com base nas relações positivas e significativas que consegue estabelecer com os outros (pais, amigos, familiares, etc). Assim, a relação que se vai estabelecendo entre o psicólogo e o cliente ao longo das sessões constitui um dos factores principais para que a terapia produza alguma mudança e progressos no cliente.

Aos poucos e poucos cria-se um vínculo muito particular entre ambos, diferente de outros vínculos afectivos que conhecemos, que serve de suporte à comunicação e que leva a uma aliança terapêutica. Esta aliança é uma forma muito particular de colaboração entre o psicólogo e o cliente, pois ambos trabalham e têm vontade que este último aprenda a conhecer-se a si mesmo. Para que isto seja possível, é necessário que a pessoa esteja na terapia de livre vontade e com iniciativa própria.

Para facilitar o estabelecimento da relação terapêutica, o psicólogo oferece disponibilidade total para que a pessoa possa falar abertamente dos seus problemas, daquilo que a angústia, gera dúvidas ou inquieta. Por vezes, é natural que ao falar de si mesmo sinta algum desconforto e ansiedade, mas o psicólogo respeitará o seu ritmo próprio para expor os seus pensamentos e sentimentos. Com o passar do tempo e com a regularidade das sessões, esta ansiedade começa a esbater-se, dando lugar ao crescimento da confiança, respeito mútuo e aumento de uma relação positiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário