sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Colocar Dúvidas e Questões

Se quiser colocar alguma dúvida ou questão pode deixar aqui o

seu comentário. Se preferir, também pode enviar para

psi.ritadias@gmail.com. Ser-lhe-á dada uma resposta o mais

rapidamente possível.

21 comentários:

  1. Não é possível que ,em muitos casos , exista um diagnostico erroneo da depressão por parte do profissional de psicologia? , porque não legitima a necesssidade de um reencontro do paciente com seu eu por meio do mistico ou religioso.
    Nesse sentido, se entendeu essa premissa, lanço um paralelo : o mistico e o religioso é um fenomeno caracterizado não cientifico, (pois não tem um cânone cientifico), mas a maior parte dos psicologos , creio eu, possuem a mistica como elemento importante em sua vida extra-profissonal.
    Retorno a pergunta novamente, mas dita de um outro modo: A experiencia mistica possui a necessidade de uma certa busca , de um certa inquetação( é exemplo disso, a mistica do Rei Davi em seus salmos: muitas vezes ele chega a dizer que quase não aguenta tamanho sofrimento...), portanto, a mistica possui caracteristicas , ou sinais, semelhantes a depressão e, como o profissonal de psicologia destingui-os?

    ResponderEliminar
  2. Caro(a):

    A depressão manifesta-se através de sintomalogia bastante específica, pelo que normalmente não é de dificil detecção. É possível que em alguns casos a depressão seja mal diagnosticada, tal como qualquer outra patologia pode ser inicialmente mal diagnosticada. No entanto, um bom profissional mantém a sua avaliação desde o 1º ao último dia que está com o seu paciente, sendo muito dificil que a determinada altura não tenha uma noção clara e objectiva do tipo de caso com que está a lidar.

    Referiu que o profissional de psicologia não legitima a necessidade de um reencontro do paciente com a sua parte religiosa, mas devo alertar para essa falsa ideia. Jamais as questões religiosas ou místicas são descuradas (ou pelo menos não devem ser) pois fazem parte em alguns casos da vivência pessoal de cada um. Isso é respeitado e integrado na visão que temos da pessoa. Apenas a intervenção é que não será guiada dentro de "moldes" religiosos, porque não nos compete esse trabalho. Se existe sofrimento psíquico, este pode ser acompanhado por um profissional, sem que a pessoa tenha que por em causa as suas convicções.

    Não sei, com também referiu, se a maior parte dos psicólogos possuem a mística como um elemento importante da sua vida extra-profissional...mas se assim for, penso que há espaço para conciliar crenças e trabalho. Percebo a sua dúvida, porque por vezes o nosso campo de actuação torna-se dificil de compreender e é um pouco abstracto para a maioria das pessoas. Mas o importante é que independentemente da interpretação da origem do sofrimento, a partir do momento em que ele existe, existem formas de o diminuir com a ajuda de um profissional.

    Não sei se respondi claramente à sua pergunta, mas espero ter ajudado. Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Drªa Ana Rita
    Desde já os meus parabéns pelo magnífico blog que elaborou, retrata assuntos muito interessantes e que para muitos servirá de ajuda.
    Há alguns anos que venho a sofrer com uma ansiedade "maluca"...recorri a uma psiquiatra que me receitou medicação, acabei por não fazer o tratamento completo porque entretanto me senti bem melhor. Claro que passado algum tempo o mau estar voltou...medos, fobias, pânico, tornei-me hipocondríaca...enfim...uma série de situações que foram condicionando a minha vida. No entanto não desisti...procurei um psiquiatra para que me ajudasse a ganhar força novamente para encarar a vida...até que passado 2 anos de medicação ele concluiu que o melhor para mim era um acompanhamento psicológico, coisa que ele não sabera fazer tão bem. Procurei uma psicologa que está a fazer um trabalho magnífico comigo. Explica-me as coisas de uma forma totalmente diferente para que eu possa entender o porquê de muitos medos que tenho, e claro de todos os sintomas.
    Ainda estou a tomar medicação, e já tive 2 sessões de psicologia. O meu trabalho está a ser dificil pois é complicado voltou a reiniciar o meu cérebro...mas vou conseguir. Gosto imenso de conversar, de trocar informações sobre o assunto (de uma forma positiva), faz-me sentir bem e mais segura.
    Desculpe este enorme testamento.
    Desde já a minha permissão para me subscrever consigo. Estou a cerca de 300km de si,se estivesse mais perto acredite que a procurava.
    Um forte abraço com muito carinho para uma pessoa que contribui para a felicidade de muitas.
    Liliana

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Liliana pelas suas palavras. Ainda bem que procurou ajuda e que sente melhoras. Vê-se que está motivada e espero que continue a correr tudo bem consigo.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Sou uma estudante da ESE e estou a fazer um trabalho sobre pertubações da linguagem. Adorei o seu artigo, gostaria de saber em que autor se baseou para escrever o mesmo. Parabéns pelo Blog.

    ResponderEliminar
  6. Pode procurar mais informações em "o desenvolvimento da linguagem" de C.P. Bouton dos Moraes editores e também através da autora Inês Sim-Sim da universidade aberta.

    ResponderEliminar
  7. Olá, gostaria de saber se existe algum médoto psicológico que possa levar uma pessoa ao estado de amnésia retrograda permamente, seja por hipnose ou outros.



    Obrigado Cristiano.

    ResponderEliminar
  8. Olá Cristiano, não existem métodos psicológicos com o objectivo de provocar amnésias. Em relação à hipnose não me posso pronunciar, pois não é a minha especialidade. Cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. Drª Ana Rita, eu tenho 15 anos e estou pensando em me formar em psicologia. Voce poderia me dar sua opiniao?! Em que área voce acha que eu poderia me especializar? Eu gosato de crianças e acho que poderia ser psicologa infantil! Mas por outro lado, eu vejo esses adolescentes que sofrem com vicios, como a bebida, e gostaria muito de ajudar esses adolescentes e suas familias.

    Mas eu nao conheço muito de psicologia, agora que estou me informando melhor sobre esse trbalho, e nao sei em que poderia me especificar!

    Me ajude por favor.


    Parabens pelo seu blog!!!



    bjo BIA

    ResponderEliminar
  10. Olá Bia, existe um fórum só de Psicologia no portal www.psicologia.com.pt que penso que te poderá ajudar a esclarecer uma serie de coisas em relação a esta área. Para além disso poderá ser importante receberes algum tipo de orientação escolar para amadureceres a tua decisão. Para já o importante é saberes se de facto queres seguir psicologia. Em relação à área, é algo com o qual não terás de te preocupar já porque tens tempo para o fazeres depois de estares a estudar na universidade. Boa sorte

    ResponderEliminar
  11. Muito obrigada Drª!

    Vou nesse site sim!



    bjinhusssssss :* BIA.

    ResponderEliminar
  12. Boa Tarde Dr.Ana

    Tenho 18 anos, sou do sexo masculino.
    Gostava que confirmasse, se poss�vel, a morada do consult�rio e o contacto para marcar consulta.

    Lisboa - S�o Nicolau
    R Crucifixo 86,1�-D, Lisboa
    1100-182 LISBOA

    966 424 232

    Estou a pensar come�ar em Setembro, e procuro um psic�logo mais pelas crises de identidade sexual.
    Gostaria, que me dissesse a sua idade e se tem possibilidade de me acompanhar.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde, os contactos são os que mencionou. Para marcar consulta e esclarecimentos pode telefonar para o 966424232 ou enviar e-mail para psi.ritadias@gmail.com.Cumprimentos

    ResponderEliminar
  14. Antes de mais queria dar-lhe os parabéns pelo blog. Chamo-me Iris, tenho 21 anos, sou estudante de psicologia (em Angola) e gostaria que me ajudasse em 2 questões.
    1ª Fiz uma Auto Analise e cheguei a conclusão que sou uma “Co-Dependente”, o que muitos Psicólogos definem como “Mulheres que amam demais”, sou inteiramente OBCECADA pelo meu namorado que me faz muito infeliz e que não merece o meu amor, e mesmo percebendo este facto, tendo vários conhecimentos de Psicologia, não consigo mudar de “comportamento”. O que devo fazer para começar a ter relacionamentos “normais”???
    2ª Ainda falta um pouco mas já estou a preparar material para a minha tese, com a problemática toda que temos em Angola, e em Africa sobre o HIV, quero fazer uma monografia relacionada com o assunto; Talvez: O papel do Psicólogo no momento de se conhecer a notícia do status sorológico; ou Actuação do Psicólogo em doentes infectados com HIV... Gostaria que me pudesse ajudar com Bibliografias ou outros lugares onde posso retirar apontamentos sobre estes temas.

    Agradecida pela sua atenção

    Iris
    Luanda - Angola

    ResponderEliminar
  15. Olá Iris! Em relação à Co-dependência, aconselho-a a ler o livro "mulheres que amam demais" de Robin Norwood, para começar a ter uma maior consciência desse problema. Quanto à necessidade que sente de mudar o seu comportamento relativamente à obsessão que descreve pelo seu namorado, uma terapia com um psicólogo será o mais indicado, porque a teoria e conhecimento não são suficientes para mudar padrões emocionais, por vezes muito enraízados.

    Quanto à sua tese acerca do HIV, não é a minha área, mas tenho uma colega a trabalhar em Moçambique nessa área, pelo que poderei indicar-lhe a pessoa em questão. Para isso envie-me um email para psi.ritadias@gmail.com. Cumprimentos

    ResponderEliminar
  16. O meu namorado rompeu a relação que mantinhamos há 1 ano sem motivo aparente. A relação estava óptima e ele bem humorado e entusiasmado, no espaço de 2/3 dias começei a notá-lo distante, triste, deixou de comer, por vezes irritado, e disse-me que tinha pensado matar-se. Passou do 8 para o 80. Fez grandes projectos de vida comigo, não podia viver sem mim, por vezes notava-o eufórico, sofria de insónias e mesmo em momentos que estava muito bem de repente reagia com agressividade despropositada para a situação, mas sempre foi muito carinhoso para mim.Notava-o muito activo, como se não pudesse parar, etc. Fugiu de mim há dois meses e nem quer falar comigo, pois eu sugeri-lhe que consultasse um médico e ele não quer. Como pode calcular estou muitíssimo magoada. Do que já li conclui que ele pode ser bipolar. O que acha? Já o alertei para esta possibilidade, mas acho que não está consciente do problema. Obrigada

    ResponderEliminar
  17. Maria,

    Com o que me descreve e neste contexto não é possível delinear um diagnóstico. É possível que possa ser bipolar, mas apenas no campo da especulação. Para se saber ao certo qual o problema dele, seria de facto necessário ele procurar um profissional.
    Tendo em conta que ele não quer falar consigo, não poderá fazer muito mais a não ser alertar pessoas próximas dele que eventualmente o possam ajudar a mudar de ideias.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  18. Boa tarde,
    Deparei-me com este site e pergunto-me se ainda funciona o consultório na Baixa-chiado. Gostaria de consultá-la, mas as últimas datas aqui do blog já têm 2 anos.

    ResponderEliminar
  19. Boa noite Ana Ribeiro,

    Sim, o consultório está a funcionar na baixa-chiado de segunda a sexta. Pode entrar em contacto para o email ou para os números de telemóveis indicados. A falta de tempo não tem permitido a actualização do blog, para breve espero fazer actualizações. Cumprimentos

    ResponderEliminar
  20. Boa tarde tenho 28 anos e uma vida estavel á excepcao de mim propria , pois sou bastante insegura e com uma auto-estima muito em baixo, sou muito negativa e penso sempre que algo que aconteca a culpa é sempre minha ou que as pessoas irao pensar que sou culpada sem eu propria ter feito nada, vivo sempre com muitos receios e acho que vai sempre acontecer o pior, por vezes tenho ataques de panico e vivo numa contante ansiedade, nao arrisco em nada por medo de perder . eu propria afasto as pessoas de mim com medo de ser magoada. estou saturada de viver assim,nao consigo sair deste ciclo. mas nao sei como fazer para mudar.sera que me pode ajudar?

    ResponderEliminar
  21. Boa tarde Mafalda, pelo que descreve, algumas características da sua personalidade têm sido bastante permanentes ao longo da vida e prejudicam a sua estabilidade emocional. Quando assim é, não há um conselho objectivo e prático que altere esse ciclo, nem tão pouco é algo que mude espontaneamente. Exige que numa psicoterapia comece a conhecer-se melhor a si mesma, que perceba a origem de certas emoções e depois sim será capaz de ganhar uma maior controlo sobre o que a prejudica. Numa primeira consulta perceberá melhor de que forma pode ser ajudada. Se precisar de alguma informação basta enviar email para o endereço indicado. Cumprimentos

    ResponderEliminar