terça-feira, 6 de setembro de 2016

Consultas Psicologia Online para Portugueses a residir no estrangeiro


Muitos portugueses estão fora do seu país de origem pelos mais variados motivos e nas mais diversas circunstâncias. Questões profissionais ou académicas, por opção ou como única alternativa, com família, amigos ou sozinhos. 
Independentemente destes Portugueses poderem ter acesso a profissionais de saúde no país onde residem ou até de falarem bastante bem a língua desse mesmo país, muitos revelam ter dificuldade em se sentirem verdadeiramente compreendidos quando necessitam de procurar apoio psicológico. Isto acontece fundamentalmente por dois motivos. Por um lado, nas consultas de Psicologia, a ferramenta de trabalho primordial é a palavra, ou seja, o acompanhamento é feito em grande parte pela comunicação verbal e neste sentido a língua materna é fundamental na expressão de pensamentos, sentimentos ou preocupações. Por outro, o desenrolar de um processo terapêutico ou até mesmo de uma consulta mais pontual, é tão mais bem sucedido quanto o grau de empatia que se estabelece entre o profissional e o paciente/cliente. Se é certo que não é condição determinante ambos serem provenientes do mesmo país para que esta empatia surja, também é verdade que é mais fácil encontrarmos um maior reconhecimento daquilo que pretendemos transmitir se o nosso interlocutor estiver a par de pormenores culturais e sociais que acabam por fazer parte de uma grande fatia das nossas vivências e experiências.

Indo ao encontro desta necessidade, há vários anos que este consultório situado em Lisboa tem-se deslocado a todo o mundo, tendo ao dispor consultas de Psicologia Clínica para Portugueses que vivem fora do país e que pretendam este tipo de apoio. As consultas presenciais permitem um acrescento positivo nas interacções mas tem vindo a ser evidente que, não constituindo uma substituição, as vantagens destas consultas online superam largamente as desvantagens. Quando as circunstâncias o impõem, é muito preferível sentirmo-nos verdadeiramente apoiados e compreendidos à distância do que manter uma comunicação presencial que não vai encontro do que precisamos. 
Dá-se preferência a sessões via Skype, em tempo real, de forma a assemelhar-se o máximo possível com uma consulta presencial. Os horários são combinados previamente mediante a disponibilidade de ambas as partes e o pagamento é efectuado por transferência bancária.
Para mais informações, contactar para o número 00 351 914675354 ou através do email psi.ritadias@gmail.com

Ana Rita Dias - Psicóloga Clínica e do Aconselhamento